Santa Maravilha Recebe – entrevistas perforMágicas (teatro)

Foto: Caio Lírio

Santa Maravilha Recebe é um espetáculo de entrevistas, feitas a partir de um oráculo criado pela própria atriz, cruzando o estudo dos arquétipos de diversos sistemas oraculares às personagens da ficção, de referências da autora, Paula Lice. A ideia é criar um ambiente mais íntimo para que seja possível entrever a pessoa entrevistada, que muda a cada noite.

A primeira temporada aconteceu no Teatro Gamboa Nova, em maio de 2018, com apoio financeiro do Edital Arte Todo Dia – ano III, da Fundação Gregório de Matos. Entre os convidados, nomes como a poetisa Kátia Borges, o palhaço Alê Casali, o cineasta Henrique Dantas, a drag queen Valérie O’hara, a apresentadora Renata Menezes, a cantora Manuela Rodrigues, o compositor Ronei Jorge e o dançarino Edu Oliveira.

Santa Maravilha surgiu na Galeria Entre, em 2017, no projeto “ENTRE: Objetos para vestir, diálogos sensíveis”, proposta artística do designer de moda Alexandre Guimarães, que criou o vestido usado por Paula em cena, que o artista chama de werable art.

“Revisitei um texto que escrevi quando da morte de Elke, que me levou diretamente para Alice no país das maravilhas. Reli o livro, revi entrevistas com Elke e fui pensando em como tornar meu corpo presente através dos recursos possíveis para a instalação. Na minha leitura, Alice se amplia do livro ao meu nome, passando por minha avó paterna, alinhavando memória, auto-ficção, documento, humor, poesia e muita água maravilha”.

Na época, ela fez três apresentações recebendo como convidados o elenco do espetáculo Loucas do Riacho, os articulistas da revista Barril e um time de drag queens da cidade. “Eu sintetizaria como Paula Alice no país de Elke Maravilha”, disse Paula sobre a performance-entrevista à época.

Santa Maravilha – entrevistas perforMágicas participou ainda do FIAC/Bahia, no qual Paula entrevistou Jorge Alencar, um de seus parceiros de trabalho mais antigos, com quem compartilhou 14 anos de grupo Dimenti.

FICHA TÉCNICA
Direção/Dramaturgia: Felícia de Castro e Paula Lice/ Atuação e textos do oráculo: Paula Lice/ Direção de arte/Arte Gráfica: Lia Cunha e Tiago Ribeiro/ Direção musical: Heitor Dantas/ Desenho de luz e operações: Vinícius Bustani/ Assessoria de imprensa: Daniel Silveira

Publicado por Paula Lice

Equilibrista.